Barca amapaense leva leitura para áreas ribeirinhas durante a Copa

No período de 12 de junho a 13 de julho, comunidades dos municípios de Macapá (AP), Itaubal (AP), Ourém (PA), Capitão Poço (PA) e Abaetetuba
(PA) recebem o projeto ‘Copa da Leitura e da Alegria’, promovido pela biblioteca itinerante infantil Barca das Letras. O serviço é opção de lazer durante todo o período da Copa do Mundo, realizada em 2014 no Brasil.

Foram doados aproximadamente 3 mil livros para o itinerário. A proposta é incentivar a leitura e oferecer uma opção de lazer, cultura e educação aos moradores do Amapá e Pará durante os jogos da Seleção Brasileira.

Integram o acervo da biblioteca livros de literatura para jovens e adultos, livros técnicos e didáticos, revistas em quadrinhos e histórias infantis.

Segundo o coordenador do projeto, Jonas Banhos, a “Copa da Leitura e da Alegria”, assim como as outras jornadas elaboradas pela Barca das Letras, é realizada através de trabalho voluntário.

“Nas comunidades ribeirinhas a proposta é mais ampla. Os voluntários realizam oficinas de fotografia, contação de histórias e música, com o objetivo de aproximar a leitura com a vida dessas crianças”, comenta Banhos.

Durante as atividades, que terão a duração de 8h em cada comunidade, o palhaço “Ribeirinho” conduzirá brincadeiras com as crianças.

Barca das Letras

A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante que navega pelas comunidades ribeirinhas do Amapá desde 2008. O objetivo é estimular o prazer da leitura nos ribeirinhos do Pará e Amapá, através da distribuição de livros.

Os materiais são resultado de doações arrecadadas em campanhas permanentes na sede da biblioteca, em Macapá, e em postos em Belém e Brasília. Os donativos são recebidos pela ONG “Nossa Casa de Cultura e Cidadania”, que também planeja as jornadas realizadas pelos projetos.
As doações na capital amapaense são feitas por agendamento, com a voluntária Rita Amorim, por meio do telefone (96) 8138-9164.

Programação

Dia 12 de junho
Local: Macapá (sede da biblioteca, na Av. Ernestino Borges, número 567, Laguinho)
Hora: a partir das 9h até o fim do jogo
de abertura da Copa

De 13 a 24 de junho
Locais: comunidades dos rios Amazonas, Macacoari e Igarapé Novo (Itaubal/AP)

De 25 de junho a 13 de julho
Locais: Ourém, Capitão Poço e Abaetetuba (PA)

Saiba mais em www.g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/04/barca-das-letras-leva-ha-6-anos-leitura-comunidades-isoladas-do-ap.html

Fonte: Fabiana Figueiredo – G1