Divulgados integrantes da CNIC para biênio 2011/2012

Foi publicada no dia 27 de janeiro no Diário Oficial da União a Portaria nº 3, que designa os membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2011/2012. São 7 titulares e 14 suplentes, todos representantes de entidades associativas de setores culturais e artísticos e das representativas do empresariado. Confira os integrantes

O processo seletivo teve como novidade uma metodologia que ampliou a representatividade das cinco regiões brasileiras no plenário da CNIC, com a proposta de expandir o caráter democrático, plural e aberto à participação da sociedade, já que cada entidade habilitada indicou um representante de cada região brasileira.

Fizeram parte da Comissão Avaliadora gestores do Ministério da Cultura e suas vinculadas: Fundação Nacional de Artes (Funarte), Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Fundação Cultural Palmares, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Processo de seleção

A seleção foi composta das seguintes etapas: uma fase inicial de habilitação das entidades e uma fase final de indicação dos representantes das entidades, para decisão da Ministra de Estado da Cultura, Ana de Hollanda.

A Comissão Avaliadora foi criada para analisar a qualificação técnica das entidades inscritas e coordenar as etapas do processo seletivo, designado no Edital de convocação. O processo de habilitação ficou aberto entre o dia 13 de maio e 6 de setembro (Prorrogação do Edital e Retificação da Prorrogação), sendo inscritas 36 entidades representativas do setor cultural, artístico e do empresariado nacional.

A avaliação das inscrições foi realizada mediante a análise dos documentos apresentados, de forma a averiguar se a documentação comprovava a idoneidade na representação, e se a atuação na área cultural se dava predominantemente em âmbito nacional. Ao todo, foram selecionadas 26 entidades, já com o resultado da análise dos recursos impetrados por entidades que não haviam sido habilitadas. Confira as entidades com a Portaria 112 e Portaria 118

As entidades habilitadas apresentaram até 5 indicados, sendo um para cada região do país. Na sequência, foram eleitos, entre os nomes indicados, um representante para cada região, formando uma lista quíntupla por área, que foi enviada para a apreciação da Ministra, consolidando a lista atual.

Itinerância das reuniões

Para este biênio de 2011/2012, a proposta é que haja alternância dos locais das reuniões, de forma a interagir com os estados e conhecer mais de perto o que está sendo avaliado pela Comissão, fornecendo subsídios para análises de projetos similares que possam ser apresentados. A perspectiva vai ao encontro do conceito de representatividade das regiões brasileiras.

A próxima reunião (184ª) será realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de fevereiro em Brasília. No primeiro dia, haverá a cerimônia de posse dos novos integrantes. Abaixo é possível conferir o calendário das demais reuniões, assim como as prováveis regiões dos encontros.
Calendário CNIC 2011

CNIC Mês Dias Local
184ª Fevereiro 8, 9, 10 e 11 Brasília
185ª Março 22, 23 e 24 Brasília
186ª Abril 19 e 20 Nordeste
187ª Maio 17 e 18 Brasília
188ª Junho 14 e 15 Norte
189ª Julho 12 e 13 Brasília
190ª Agosto 9 e 10 Sul
191ª Setembro 13 e 14 Brasília
192ª Outubro 18 e 19 Sudeste
193ª Novembro 8, 9 e 10 Brasília
194ª Dezembro 6, 7 e 8 Centro-Oeste

Mais informações:
(61) 2024 2137 / e-mail [email protected] com a coordenadora da CNIC Érika Freddi

Fonte: MinC

ABDL

ABDL

Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

Compartilhar

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.