Em 10 dias, Bienal Internacional do Livro de São Paulo leva 720 mil pessoas ao pavilhão do Anhembi

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara
Brasileira do Livro (CBL), encerra sua 23ª edição, em que contou com a
parceria do Sesc São Paulo que, este ano, estendeu-se à curadoria da
programação cultural do evento. Somando às da CBL, foram nove espaços,
com cerca de 400 atividades, ultrapassando 1500 horas de programação
cultural e um público de mais de 400 mil pessoas, ou seja, mais de 50%
do total de visitantes passaram pelos espaços culturais, que contou
com apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, quadrinhos
e debates com grandes nomes da literatura e personalidades.

Além de conferir as principais editoras, livrarias e distribuidoras e
suas sessões de autógrafos, o visitante foi o grande protagonista da
experiência que a Bienal Internacional do Livro proporcionou nesta
edição sob o tema “Diversão, cultura e interatividade: tudo junto e
misturado”. O evento contou com a presença de autores e convidados
nacionais e internacionais, destaque para Cassandra Clare, da saga
“Instrumentos Mortais”, que atraiu uma legião de fãs ao Pavilhão do
Anhembi, seguido de Kiera Cass, de “A Seleção”, Harlan Coben, premiado
autor norte-americano, o veterano Maurício de Souza, celebrando os 50
anos de Turma da Mônica, e a cantora Zélia Duncan, como a “Amazona” na
série de apresentações chamadas de “Arquétipos” – fechando as cinco
atrações mais procuradas da programação cultural oficial da Bienal.

Segundo Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, o
evento permite infinitas possibilidades e experimentações. “Durante a
Bienal do Livro, a cultura e, especialmente a literatura, permitiu a
reunião de todas as idades, tribos e faixas sociais e econômicas,
todos juntos e misturados, nessa grande celebração do livro e do
prazer pela leitura”, destaca a executiva.

Em 10 dias de evento, a Bienal do Livro reuniu 720 mil pessoas que
conferiram os nove espaços do panorama cultural do evento: Arena
Cultural, Cozinhando com Palavras, Escola do Livro, Espaço Imaginário,
Salão de Ideias, BiblioSesc com Praça da Palavra e a Praça de
Histórias, Anfiteatro e Edições Sesc.

“Nesta edição, o Sesc São Paulo consolidou sua parceria com a CBL ao
assumir o compromisso de realizar uma programação cultural com a
proposta de acolhimento e oferta de atividades que ampliam a
experiência do visitante, e para isto, tomamos o livro como ponto de
partida e suporte para diversas linguagens artísticas”, afirma Danilo
Santos de Miranda, Diretor do Departamento Regional do Sesc no Estado
de São Paulo.

Neste último sábado, dia 30, a Bienal recebeu 14% do total de
visitantes, equivalente a 18% a mais em relação ao sábado anterior,
23. Neste último final de semana de evento foram 180 mil pessoas no
Anhembi – 20% a mais em relação ao final de semana de abertura, sem
contabilizar domingo, 31. Os horários de pico foram a primeira hora de
abertura do dia 23, dia do fenômeno Cassandra Clare, e dia 30, das 14h
às 17h.

Com investimento de R$ 34 milhões, esta edição alcançou uma média de
30% a 40% mais movimentação de negócios do que a última edição da
Bienal. Do total de ingressos, 40% foram meia-entrada, 30% de escolas,
14% de entradas inteiras, 6% foram convidados da organização do evento
(autores e personalidades), 3% de menores de 12 anos e maiores de 60
anos.

“A Bienal do Livro cumpre mais uma vez o papel de protagonizar o livro
como o grande personagem da cultura e reforça mais uma vez que o
evento trouxe oportunidades para a geração de novos negócios,
crescimento de vendas para as editoras, capacitação profissional,
discussões sobre momentos importantes da literatura no país, e
principalmente, o contato do fã com seu autor favorito”, finaliza
Karine Pansa.

BALANÇO – 23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO EM NÚMEROS:
• 1500 horas de programação
• Expositores: 300, sendo 750 selos, sendo 70 com países representados: França, Índia, China, Alemanha, Suíça, Canadá, Japão e Angola.
• Mais de 400 atrações
• Total de 186 autores nacionais
• Total de 22 autores internacionais
• Nove espaços culturais
• Cozinhando com Palavras: 39apresentações e 45 convidados
• Arena Cultural: 32 mesas e 32 convidados (25 nacionais e 7 internacionais)
• Escola do Livro: 41 mesas e 49 convidados (45 nacionais e 4 internacionais)
• Salão de Ideias: 34 mesas e 121 convidados (111 nacionais e 15 internacionais)
• Anfiteatro: Capacidade para 163 pessoas, mais 3 lugares para cadeirantes, o local traz 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema
• Espaço Imaginário e Mirante: 21 árvores temáticas; 100 atividades programadas; 650 metros quadrados
• Praça da Palavra e Praça de Histórias – Bibliosesc: Cerca de 70 atrações
• Edições Sesc: 31 atrações
• Transporte: 40 ônibus gratuitos dos terminais Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda
• Carpete: 32 km
• Grades: 2 mil
• Caçambas: 150
• Caminhões: 934
• Serviços: 5.696 pessoas envolvidas
• Credenciamento de imprensa e blogs: 1367 jornalistas e 462 blogueiros credenciados
• Visitação escolar: 120 mil alunos, 2 mil escolas

REDES SOCIAIS:

LEVANTAMENTO REDES SOCIAIS BIENAL DO LIVRO (Facebook, Twitter e
Instagram e Blog)

Alcance, de 22 a 31 de agosto: Facebook oficial – cerca de 2 milhões –
613 mil são orgânicos | mais de 25 mil novos fãs | Blog: 36 mil
visualizações | Alcance Twitter: 64,5 milhões | 10.500 pessoas
utilizaram a hashtag #bienaldolivrosp no Instagram.

Blog: http://blog.bienaldolivrosp.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp?fref=ts

Twitter e Instagram: @bienaldolivrosp

Fonte: Revista Ecoturismo

ABDL

ABDL

Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

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