Projeto Itinerários de Leitura

Este projeto lançado no dia 06/08 na Bienal do Livro de São Paulo, tem o total apoio da ABDL, que acredita que será uma grande ferramenta de trabalho para o vendedor de livros incentivar cada dia mais o hábito à leitura nas escolas, residências, enfim em todo o universo ligado à educação e cultura.

Abaixo perguntas e respostas que poderão sanar as dúvidas para utilização do material.

Para maiores informações, entre em contato com a ABDL (11) 3337 7933 – e-mail: abdl@abdl.com.br.

 

O que são Itinerários de Leitura?

Itinerários de Leitura é o nome dado ao material criado a partir da seleção, por uma equipe de curadores, de um conjunto de livros e de outras manifestações artísticas – de campos como cinema, artes visuais, música e teatro -, que buscam promover experiências estéticas diferenciadas e uma ampliação do universo literário. Esses percursos formam um mapa a ser usado de diferentes formas pelo leitor.

A quem se destina o material?

A leitores, mediadores de leitura e a todos os interessados pela leitura.

Do que trata o Itinerários de Leitura?

Para este Itinerários de Leitura foi escolhido o universo ficcional como pano de fundo para a seleção dos livros. Também foi definido como critério a seleção de obras que possibilitassem abordar a realidade por meio de diferentes pontos de vista, colocando em xeque aspectos muitas vezes naturalizados pela sociedade.

Como o material está organizado?

O Itinerários de Leitura é composto pelo cruzamento de territórios e alguns gêneros discursivos. Os territórios (que podem estar em alguns momentos sobrepostos) são divididos em: brasileiro, latino, africano, indígena, outros territórios reais e territórios imaginários. Os gêneros discursivos privilegiados foram romance, conto/novela, história em quadrinhos, livro álbum e ficção científica.

Vale ressaltar que, em alguns casos, as fronteiras entre os territórios e os gêneros desafiam uma classificação mais rígida e podem ter características híbridas.

Como utilizar?

Não existe um caminho pré-determinado. O leitor e/ou mediador de leitura pode escolher a forma como quer percorrer os itinerários. Pode-se escolher seguir um itinerário de forma linear ou erraticamente.
Ao escolher acompanhar um itinerário linearmente, pode ainda ter duas opções: seguir por um território e passar por diversos gêneros literários ou escolher um gênero e percorrer diferentes territórios.

Caso escolha caminhar de forma errática, pode pular de um território para outro ou de um gênero para outro, construindo seu próprio itinerário, atravessando fronteiras, criando suas pontes, estabelecendo suas próprias relações.
O fato é que no Itinerários de Leitura não há progressão previamente definida, mas a intenção de que todos os itinerários escolhidos promovam uma imersão no universo literário.

Qual o objetivo?

Apresentar aos leitores, formadores de leitores e mediadores de leitura uma seleção criteriosamente realizada de um universo artístico que promova experiências literárias distintas.

Além disso, possibilitar o compartilhamento dos critérios utilizados na seleção e na organização do material, de modo que possa ser apropriado pelos leitores para outros itinerários pessoais de leitura.

Como pode ser utilizado pelos educadores?

O Itinerários de Leitura pode ser útil de diferentes formas, a depender dos objetivos dos educadores. Pode ser utilizado para imersão no universo literário do tema indicado, selecionando a leitura de alguns títulos por todo o grupo de estudantes, ou dividindo as leituras entre os estudantes e depois proporcionando reflexões compartilhadas sobre as experiências estéticas.

Também pode ser eleito um território e conhecer os diferentes pontos de vista apresentados nos gêneros discursivos, como por exemplo, percorrer o território brasileiro e conhecer um romance, um livro álbum, um conto/novela e uma história em quadrinhos que oferecem formas distintas de olhar para esse lugar. Ou, então, escolher um gênero discursivo e conhecer diferentes territórios abordados, como por exemplo, se escolher história em quadrinhos, conhecer narrativas relacionadas ao território brasileiro, latino, africano, outros territórios reais e territórios imaginários.

Pode ainda ser utilizado para estabelecer relações entre as diferentes formas de expressão artística, como analisar uma música, um livro, uma obra de artes visuais ou uma peça teatral.

Há diferentes possibilidades, desde que o educador entenda como é composto, conheça as obras indicadas, se aproprie do itinerário selecionado e explore o seu potencial.

Por que indicar outras manifestações artísticas juntamente com as obras literárias?

As diferentes manifestações artísticas possibilitam experiências estéticas distintas e ao mesmo tempo – muitas vezes – inter-relacionadas.
Acreditamos que a variedade de oportunidades de conhecer essas expressões artísticas amplia o repertório cultural. E o acesso à cultura em suas diferentes formas é um direito a ser garantido para uma formação completa do ser humano.

Como os interessados podem ter acesso ao material?

O Itinerários de Leitura existe nas versões impressa e digital, ambos acessíveis de forma gratuita. O impresso pode ser solicitado por meio do email: abdl@abdl.com.br  A versão digital está disponível no link: http://cbl.org.br/site/wp-content/uploads/2018/07/Itinera%CC%81rios-de-leitura-PDF-20_07-1.pdf