Um ano de muito trabalho em prol do livro no Brasil

A Câmara Brasileira do Livro congrega todos os agentes do mercado editorial em torno de uma única causa: o desenvolvimento do setor e de novos leitores no País. Para isso, a sua missão diária é fazer com que os objetivos comuns de seus associados sejam atendidos, visando à ampliação do acesso ao livro. Em 2009, a CBL intensificou as suas ações a partir de um planejamento estratégico centrado em três eixos essenciais: aumento de representatividade política nas decisões que dizem respeito ao livro; desenvolvimento de negócios para o setor; e mais apoio aos associados. Comissões de trabalho criadas pela entidade permitiram que esse direcionamento fosse seguido à risca. O programa “Minha Biblioteca”, parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a CBL, continuou sendo incrementado em 2009. Trata-se de um dos mais importantes projetos de acesso ao livro no Brasil. No âmbito do Plano Nacional do Livro e da Leitura do Governo Federal, um conjunto de atividades de estímulo à leitura, a CBL, membro diretivo do programa, participou ativamente dos encontros promovidos pelo grupo que compõe esse essencial projeto. Ainda em 2009, a CBL e a Associação Nacional de Livrarias firmaram acordo com a Prefeitura de São Paulo, criando o Cartão do Educador. Sessenta e seis mil professores passaram a ter 20% de desconto na compra de livros. Objetivo é promover formação continuada, iniciativa imprescindível para a melhoria do ensino. A CBL também tem marcado presença ativa nas reuniões do Colegiado Setorial Livro e Leitura, do Conselho Nacional de Política Cultural, vinculado ao Ministério da Cultura. O grupo tem a relevante missão de propor políticas públicas voltadas à cultura. No escopo de desenvolvimento de negócios, uma das atividades mais importantes em 2009 foi o lançamento da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que contou com a participação de 300 executivos e profissionais do mercado editorial. A feira é o grande momento do livro no Brasil! Na ocasião, a Reed Exhbitions Alcantara Machado foi apresentada como nova parceira da CBL na organização do evento. A Bienal recebeu, ainda, outra boa notícia: a prefeitura de São Paulo a nomeou como iniciativa de interesse estratégico para a cidade. O Prêmio Jabuti, o mais importante do setor literário no País, registrou em 2009 recorde absoluto de inscrições. Foram 2.574 obras, cerca de 20% a mais do que em 2008. Informações econômico-financeiras precisas são essenciais para nortear estratégias e contribuir para o sucesso do negócio das editoras, livrarias, distribuidores e creditistas. Por isso, a CBL apresentou em 2009 a pesquisa “Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro”, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Além disso, contribuiu para analisar o trabalho intitulado “O Livro no Orçamento Familiar”. No âmbito internacional, a entidade estabeleceu convênio com a Apex-Brasil, por meio do Projeto Brazilian Publisher, para participação em eventos no Exterior e realização de estudos de mercado-alvo pelo mundo. Nesta iniciativa de promoção, o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Fundação Biblioteca Nacional e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo tem sido imprescindível. Dentre as feiras no Exterior nas quais verificou-se essa participação em 2009, estão as de Bolonha, Santo Domingo, Bueno Aires, Lisboa, Lima e Guadalajara (nesta, em estande organizado pela CBL, estiveram 23 editoras brasileiras). Na Feira de Frankfurt, a mais significativa do setor em todo o mundo, a entidade também organizou, como ocorrera em outros anos, o estande coletivo brasileiro. Participaram 50 expositores. Firmou, ainda, acordo com a Frankfurter Buchmesse, organizadora da Feira de Frankfurt, para realizar, em março de 2010, evento no Brasil reunindo editores e livreiros. O tema será o impacto das mídias digitais na cadeia produtiva do livro. O acordo prevê, ainda, parceria com a Escola do Livro da CBL, com ações de qualificação para profissionais do mercado editorial brasileiro. Muito esforço também foi feito para estimular eventos em todo o Brasil. A CBL apoiou salões do livro, jornadas e festas literárias, no Rio Grande do Sul, Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão. Contemplaram-se, do mesmo modo, cidades do interior paulista e fluminense. Esses eventos possibilitam mais acesso ao livro e contribuem para o desenvolvimento dos mercados regionais. Nas ações centradas em atender os associados, a Escola do Livro terá a grade de cursos ampliada em 2010, com ampla diversificação de temas, desde a formação de preço às técnicas de produção gráfica e livro digital. No campo do suporte jurídico ao associado, a CBL registra mais de 50 atendimentos mensais, por meio de consultas telefônicas, e-mail e contato pessoal. Na emissão de cartas de exclusividade, a prática passou a ser feita online, com mais velocidade, praticidade e segurança. Quanto ao serviço de catalogação da CBL, registraram-se mais de 12 mil obras em 2009. Também se estabeleceu a divulgação regular para os associados de licitações do setor em todo o Brasil. Foi reformulada a revista Panorama Editorial, com informações imprescindíveis do mercado. A publicação chegou este ano a sua quinquagésima edição. A CBL trabalhou muito em 2009 na estratégia e na missão de promover a leitura e fortalecer o livro. É com esse olhar mais amplo quanto aos desafios do mercado que a entidade vislumbra 2010, confiante em novas conquistas para o crescimento do setor, tão essencial ao desenvolvimento do País!

Autora: Rosely Boschini, empresária do setor editorial e presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

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Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

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